segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O CHAMADO

Eu mal acabara de aprender a ler, fui à mesa de trabalho de meu pai, e ali, embaixo do vidro que a revestia, ao lado de fotos em preto e branco e recortes de jornal, estava este texto do Rui Barbosa, que eu sequer desconfiava quem fosse:

'De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver triunfar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto'.

Rui Barbosa viveu entre os séculos 19 e 20.

Em 2009 Fernanda Montenegro apresentou um apanhado do pensamento de Simone de Beauvoir, ao qual intitulou 'Viver Sem Tempos Mortos'.


'Capitão, o tempo urge!'

Boa semana!

5 comentários:

Dom disse...

Após tanto tempo a triste constatação de que "tudo está como d'antes no quartel do Abrantes", nos faz acreditar que compomos a população da "Pizzaria Brasil" permissiva e com pouca memória.
"O Rei está morto,
Viva o Rei!!!"

Anônimo disse...

Infelizmente há coisas q permanecem na manchete do dia...

silvia disse...

Muito bem lembrado.

Unknown disse...

Na entrada do escritório do meu primeiro estágio tinha uma placa com os dizeres de Rui Barbosa, q vc cita. Já tinha idade para compreendê-los e gravá-los como lição a ser seguida sempre. Coração rebelde, nado contra a correnteza, não importa. Me apontam caminhos, não sei onde vou, mas sei q não vou por ali!
Do estágio longínquo da juventude, nem tudo restou perdido. Trilho o caminho q me foi dado, não me rio da honra, e não tenho vergonha de ser honesta. Pode não levar a nada, mas continuo a ter a coragem inteira da minha falível e humana justiça, mesmo contra as vozes das multidões, pq não me agrada lavar as mãos na bacia de Pilatos e nunca fui dada à justiceira. O tempo urge, mas nada mais urgente q a vergonha na cara, para todos!!! Plim, plim!!!

Santana filho disse...

Silvia, vc é uma daquelas que nos honra a todos.

Bjs.